A CONGREGAÇÃO

O Instituto das Filhas de Sant’ Anna teve inicio em Piacenza em 1866 fundado por Madre Rosa Gattorno e com a colaboração de duas pessoas extremamente importantes: Padre João Batista Tornatore – escritor das primeiras regras do Instituto e padre das missões que desde noviço conheceu Padre Bernardo Maria Clausi: um profundo devoto de Sant’ Anna e cultivador de um grande desejo em ter uma ordem com o nome de Sant’ Anna. A Congregação atua principalmente no praticar da Caridade, e também na educação, para tal seguimento utiliza-se:

FILOSOFIA DOS COLÉGIOS FILHAS DE SANT’ ANNA

           A educação nos Colégios das Filhas de Sant’ Anna está orientada numa linha filosófica evangélico-libertadora que é uma postura ética ensinada por Jesus Cristo. Sob o ponto de vista especial de um ser total, onde o corpo como um todo possui real importância para evolução da pessoa dotada de inteligência para desenvolver suas potencialidades: intelectual, afetiva, social e espiritual.

MISSÃO DOS COLÉGIOS FILHAS DE SANT’ ANNA

          Educar e Evangelizar, a partir do Carisma e Espiritualidade de Madre Rosa Gattorno, para formação plena do ser comprometido com ideais em defesa da vida.

         Papa Pio IX havia profetizado “O teu Instituto se estenderá rapidamente como o voo de uma pomba por todas as partes do mundo.” Atualmente, as Filhas de Sant’ Anna estão em vários países do mundo, com ramificações como: Filhos de Sant’ Anna, Movimento da Esperança, Instituto Secular e Irmãs Contemplativas.

        No Brasil, atualmente se divide em três províncias: Província S.S. Apóstolos Pedro e Paulo (Pará, Piauí e Ceará); Província Madre Rosa Gattorno (Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia) e a Província Nossa Senhora de Aparecida (Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Paraná).

         A congregação das Filhas de Sant`Ana esta presente no mundo todo em paises como: Itália, Bolívia, Brasil, Argentina, Peru, Chile, Etiópia, Eritréia, Israel, Angola, México, Austrália, Índia, Quênia, Filipinas, Egito, Estados Unidos e Alemanha.